Atividade de História para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS HISTÓRIA.
Você pode baixar essa atividade em PDF separadamente, pronta para impressão no final desta página.
Planejamento para o professor.
OBJETOS DE CONHECOMENTO: As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural.
OBJETIVOS: Compreender como o desenvolvimento do comércio contribuiu para a expansão das fronteiras territoriais. Entender a importância das especiarias para o desenvolvimento de novas rotas marítimas.
HABILIDADE BNCC: (EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
A EXPANSÃO DO COMÉRCIO E DAS ROTAS
ATIVIDADES
1. Até o século XV, o comércio marítimo entre Europa e Ásia era feito apenas pelo:
(A) Mar Mediterrâneo
(B) Oceano Pacífico
(C) Oceano Índico
(D) Oceano Atlântico
2. Os mercadores vendiam vários produtos. Esses produtos eram:
(A) seda, milho, feijão e arroz.
(B) Tecidos de ceda, especiarias, pedras preciosas e porcelana.
(C) Tapeçarias, vidros, milho, trigo e soja.
(D) Tecidos, seda, milho, feijão e arroz.
3. Os mercadores vendiam seus produtos por toda Europa. Vinham da África e da região que incluía territórios, que hoje correspondem:
(A) Japão, China, Índia, Indonésia
(B) Portugal, Espanha, China
(C) Indonésia, Brasil, Japão
(D) Japão, Portugal, Espanha, China
4. 4. O que são especiarias?
5. Para que as especiarias são utilizadas?
6. Por que muitos países europeus precisavam encontrar uma nova rota marítima?
7. Quais foram as principais mudanças de percurso entre as rotas marítimas representadas no mapa?
(A)) ( ) Escravos e ouro.
(B)) ( ) Sal e especiarias.
(C)) ( ) Roupas e tecidos.
(D)) ( ) Armas e munições
Confira as resposta no gabarito abaixo.
Gabarito | |
---|---|
01 | |
02 | |
03 | |
04 | |
05 | |
06 | |
07 | |
08 | |
09 | |
10 |