Atividade de História para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS HISTÓRIA.
Você pode baixar essa atividade em PDF separadamente, pronta para impressão no final desta página.
Planejamento para o professor.
OBJETOS DE CONHECOMENTO: A invenção do comércio e a circulação de produtos. As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a formação de cidades e as transformações do meio natural.
OBJETIVOS: Conhecer as principais expedições marítimas portuguesas e espanholas e suas conquistas. Conhecer o grande navegador Cristóvão Colombo e os desdobramentos de suas viagens. Compreender como a busca por rotas comerciais ocasionou o encontro de culturas diferentes. Refletir sobre os impactos causados pelo encontro entre representantes da cultura europeia e nativos do continente americano.
HABILIDADE BNCC: (EF04HI06) - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização. (EF04HI07) - Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
AS AS GRANDES NAVEGAÇÕES - A VIAGEM DE COLOMBO
ATIVIDADES
1. Sobre as “As grandes navegações”, quais fatores moveram os europeus a buscar novas rotas ao Oriente pelo Atlântico?
Leia o texto “Um mundo novo no Atlântico” e, depois, responda às questões.
Quando a expedição de Gonçalo Velho atingiu os Açores no início dos anos 1430, ainda que a latitude ali fosse muito próxima da de Portugal, ele e seus homens imaginavam estar adentrando uma zona em que “a água do mar ferve como em uma caldeira e que os marinheiros são sugados, juntamente com os navios, por um grande precipício e jogados no inferno.” O equador só seria ultrapassado na década de 1470. [...] As precoces experiências lusas no mar os acostumaram à alteridade antes de outros navegadores europeus.
2. O que o texto descreve?
3. É possível dizer que os navegadores superaram o medo? Por quê?
4. Como foi que Colombo chegou à América?
5. Ele navegava a serviço de quem?
6. Quais grupos estão representados na imagem?
7. O que os indígenas estão oferecendo aos espanhóis?
8. Em sua opinião, o que a cruz e a lança simbolizam?
 9. Complete:
                
Por isso, depois que os europeus chegaram ao continente americano, em fins dos anos 1400, 
                a América ficou conhecida como _________ ___________ e a Europa, como _________ ___________.
                
10. Você considera que a chegada de Colombo à América representou a “descoberta do novo continente’? Escrevam suas conclusões.
Confira as resposta no gabarito abaixo.
| Gabarito | |
|---|---|
| 01 | |
| 02 | |
| 03 | |
| 04 | |
| 05 | |
| 06 | |
| 07 | |
| 08 | |
| 09 | |
| 10 | |

