Atividade de História para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS HISTÓRIA.
Você pode baixar essa atividade em PDF separadamente, pronta para impressão no final desta página.
Planejamento para o professor.
OBJETOS DE CONHECOMENTO: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indÃgenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos.
OBJETIVOS: Conhecer o modo de representação dos povos europeus sobre os povos indÃgenas, levando em conta seus elementos ideológicos e a mentalidade do perÃodo. Compreender as caracterÃsticas e as funções de uma colônia e de uma metrópole.
HABILIDADE BNCC: (EF04HI10) - Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
OS EUROPEUS
ATIVIDADES
1. A partir de que ano os portugueses começaram a se estabelecer no território brasileiro?
2. Por que Portugal resolveu colonizar o Brasil?
3. O que eram e por que Portugal criou as capitanias hereditárias?
4. Escreva V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.
a) ( ) Todos os indÃgenas aceitaram a religião cristã e a catequização empreendida pelos jesuÃtas.
b) ( ) Instrumentos e alimentos dos indÃgenas foram incorporados pelos portugueses e são um legado cultural desses povos à cultura brasileira.
c) ( ) A relação entre portugueses e indÃgenas foi marcada por confrontos e interações.
d) ( ) Os europeus recém-chegados eram chamados de mamelucos.
5. O que aconteceu no Brasil nos anos de 1600?
6. Leia o texto:
Frei Vicente do Salvador (1564-1636), um religioso dos primeiros tempos da colônia, escreveu a seguinte frase sobre a presença portuguesa no Brasil durante o perÃodo: “Sendo grandes conquistadores de terras, não se aproveitam delas, mas contentam-se de as andar arranhando ao longo do mar como caranguejos”.
Agora responda:
Porque Frei Vicente do Salvador compara os portugueses aos caranguejos.
Confira as resposta no gabarito abaixo.
Gabarito | |
---|---|
01 | |
02 | |
03 | |
04 | |
05 | |
06 | |
07 | |
08 | |
09 | |
10 |