Atividade de Geografia para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS HISTÓRIA.
Você pode baixar essa atividade em PDF separadamente, pronta para impressão no final desta página.
Planejamento para o professor.
OBJETO DE CONHECOMENTO: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.
OBJETIVOS: Conhecer a representação cronológica do tempo. Representar acontecimentos históricos na linha do tempo. Conhecer a classificação da história em períodos: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Identificar algumas das principais características de cada período da História. Relacionar os séculos com suas representações em números romanos.HABILIDADE BNCC: (EF04GE02) ) - Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
O ESTUDO DA HISTÓRIA
ATIVIDADES
1. Qual é o objetivo principal do estudo da história?
a) ( ) Compreender o passado e suas influências no presente.
b) ( ) Prever o futuro.
c) ( ) Entreter as pessoas com histórias interessantes.
d) ( ) Exercitar a memória dos estudantes.
2. Qual é o significado da palavra "história"?
a) ( ) Ato de contar uma história ficcional.
b) ( ) Registro de eventos passados.
c) ( ) Estudo de eventos futuros.
d) ( ) Relato de eventos presentes.
3. Em nosso estudo de História contamos o tempo a partir do nascimento de Cristo. Explique como são escritos os anos anteriores a esse acontecimento.
4. Escreva um fato histórico que aconteceu antes de Cristo com a data do acontecimento.
5. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Um dicumenbto histórico é ______________________________________________.
a) ( ) Uma obra de ficção baseada em eventos históricos.
b) ( ) Uma fotografia de um evento passado.
c) ( ) Um objeto antigo encontrado por arqueólogos.
d) ( ) Qualquer registro escrito ou material que ofereça evidências de eventos passados.
6. O que é um período histórico?
a) ( ) Uma unidade de tempo que abrange alguns séculos ou décadas.
b) ( ) Um local específico onde eventos históricos ocorreram.
c) ( ) Um termo utilizado para descrever um evento específico.
d) ( ) Uma forma de medir o tempo na história.
7. Sabendo que em muitas datas históricas utilizam-se algarismos romanos, com base nessa informação escreva em números romanos a que século pertence cada ano dos quadros abaixo
85 | 215 | 430 | 742 | 973 | 867 | 1139 | 2020 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
8. Escreva o século que:
a) Ocorreu na Europa a epidemia de peste negra ou bubônica.
b) Os portugueses chegaram as terras que mais tarde seriam chamadas de Brasil.
c) D. Pedro I proclamou a independência do Brasil.
d) Aconteceu a segunda grande guerra mundial.
9. Escreva abaixo o século em que seus avós naseram.
10. Construa uma linha do tempo de sua vida, marcando em ordem cronológica os acontecimentos mais importantes para você desde o seu nascimento.
Confira as resposta no gabarito abaixo.
6 Imagine-se um emigrante: você deixará seu país de origem para aventurar-se em outro país. Do que você sentirá mais saudade? Quais serão seus medos?
Confira as resposta no gabarito abaixo.
Gabarito | |
---|---|
01 | |
02 | |
03 | |
04 | |
05 | |
06 | |
07 | |
08 | |
09 | |
10 |