Atividade de História para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS HISTÓRIA.
Você pode baixar essa atividade em PDF separadamente, pronta para impressão no final desta página.
Planejamento para o professor.
OBJETOS DE CONHECOMENTO: Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
OBJETIVOS: Refletir sobre a situação dos afrodescendentes no Brasil atualmente e relacioná-la a suas raízes históricas. Compreender o conceito de ação afirmativa e sua pertinência como reparação histórica no contexto racial atual.
HABILIDADE BNCC: (EF04HI11) - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
O MUNDO QUE QUEREMOS – COTAS: PORQUE REAGIMOS
ATIVIDADES
1. Quando ocorreu a abolição da escravidão no Brasil?
2. Explique o que são ações afirmativas.
3. Para tentar diminuir o impacto desse processo de desigualdade o que foi adotado no Brasil a partir do ano 2000?
4. Quais semelhanças entre Brasil, África do Sul e Estados Unidos levaram esses países a adotar ações afirmativas?
Confira as resposta no gabarito abaixo.
| Gabarito | |
|---|---|
| 01 | |
| 02 | |
| 03 | |
| 04 | |
| 05 | |
| 06 | |
| 07 | |
| 08 | |
| 09 | |
| 10 | |
