Atividade de Geografia para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livro consultado: BURITI MAIS GEOGRAFIA.
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Planejamento para o professor.
OBJETO DE CONHECOMENTO: Conservação e degradação da natureza.
OBJETIVOS: Conhecer as principais caracterÃsticas da hidrografia do Brasil. Conhecer as partes de um rio. Compreender o que é uma bacia hidrográfica. Conhecer as principais regiões hidrográficas brasileiras.HABILIDADE BNCC: (EF04GE11) - Identificar as caracterÃsticas das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
A HIDROGRAFIA
ATIVIDADES
1. De acordo com o conteúdo estudado, responda as questões abaixo:
a) Marque corretamente o significado da palavra rio segundo o texto:
( ) É um grande corpo de água salgada cercado por terra em parte ou em totalidade.
( ) Ponto de desaguamento de um rio ou lagoa.
( ) É um curso natural de água.
b) Com base no texto A hidrografia complete o enunciado: A foz de um rio pode
ser o _________________, um ________________ ou outro ___________________.
2. Indique a alternativa correta: O rio pode receber água de outros rios, que são chamados de:
(A) ( ) mares
(B) ( ) nascentes
(C) ( ) lagoas
(D) ( ) afluentes
3. O que é nascente de um rio?
4. Como são chamados os rios que nunca secam, ou seja, o fluxo de água é contÃnuo?
5. Há rios que correm em terrenos planos, não apresentam desnÃveis em seu curso. Como são chamados esses rios? E como eles podem ser utilizados?
6. Os rios que atravessam terrenos irregulares e apresentam desnÃveis em seu curso, formando cachoeiras, eles são chamados rios de planalto. Neles podem ser construÃdas barragens para reter a água, formando represas ou lagos. Como é utilizada essa água represada?
Confira as resposta no gabarito abaixo.
Gabarito | |
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