Atividade de Matemática para o 4º ano do Ensino Fundamental.
Livros consultados: Meu Livro de Matemática. Ápis Mais. A Conquista. Todos do 4º ano do Ensino Fundamental.
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Planejamento para o professor.
OBJETO DE CONHECOMENTO: Números naturais.
OBJETIVOS:Perceber regularidades em sequências numéricas, reconhecendo padrões. Refletir sobre a sucessão dos números naturais, identificando antecessor e sucessor.HABILIDADE BNCC: (EF04MA01) - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
NÚMEROS NATURAIS
ATIVIDADES
1. Complete o trecho da sucessão de números naturais de cada item.
a) _____ - _____ - 101 - _____ - 104 - 105 - _____ - _____ - _____ - _____.
b) 220 - 221 - _____ - _____ - _____ - 225 - _____ - _____ - _____ - _____ - 230.
2. Considere o menor número natural formado por três algarismos iguais.
a) Que número é esse? Explique para os colegas e o professor qual estratégia você utilizou para responder.
b) Escreva o antecessor e o sucessor desse número.
3. Complete o quadro
Antecessor | Número | Sucessor |
---|---|---|
370 | ||
800 | ||
519 | ||
609 | 611 |
4. Considere as informações a seguir.
• O número da casa de Karina é 700.
• O número da casa de Gláucia é o sucessor do número da casa de Karina.
• O número da casa de Cristina é o antecessor do antecessor do número da casa de Karina.
Agora, responda às perguntas.
a) Qual é o número da casa de Gláucia?
b) Lara respondeu que o número da casa de Cristina é 699. A resposta de Lara está correta? Por quê?
c) Escreva o número de sua escola, o antecessor e o sucessor dele.
5. Escreva como são lidos os números 1500, 1010, 5570.
6. Você já estudou que um número natural pode ser usado para indicar uma contagem, uma medida, uma posição (ou ordem) ou um código.
Escreva o que cada número está indicando, ou seja, o uso dele.
a) A senha do cartão de crédito de Paulo é 96761.
b) Na turma de Roberta há 36 alunos.
c) Maura comprou 3 metros de tecido.
d) O time de Juca ficou em 2º lugar no campeonato escolar.
7. Complete os itens a seguir considerando a sequência dos números naturais {0, 1, 2, 3, 4, 5,}.
a) Os números naturais de 1 algarismo vão até o ______.
b) Os números naturais de 2 algarismos vão do ______ ao_______.
c) Os números naturais de 3 algarismos vão do ______ ao ______.
d) Os números naturais de 4 algarismos vão do _______ ao _______.
8. Em qual número você pensa quando escula a palçavra "milésimo".
9. Através dos algarismos indique as quantidades:
a) Treze = _____________
b) Cinquenta e sete = ______________
c) Cento e quarenta e quatro = _______________
d) Oitocentos e trinta e oito = ______________
10. Troque as letras pelos algarismos na tabela abaixo e veja quais números podem ser formados.
L | A | R | T | O | C | S | E |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 3 | 5 | 1 | 4 | 7 | 6 | 8 |
a) lar = ____________________
b) rato = ____________________
c) casa = _____________________
d) escola = ____________________
Confira as resposta no gabarito abaixo.
Gabarito | |
---|---|
01 | a) 99, 100, 102, 106 107 108 109 b) 222, 223, 224, 226, 227, 228, 229 |
02 | a) 222 pessoal b) 221, 223 |
03 | Antecessor: 369, 799 Número: 519, 610 Sucessor: 371, 801 |
04 | a) 701 b) Não, pois o antecessor do número 700 é 699, e o antecessor desse número é 698. Assim, o número da casa de Cristina é 698. pessoal |
05 | 1500 - Um mil e quinhentos, 1010 - Um mil e dez, 5570 - Cinco mil, quinhentos e setenta. |
06 | a) Código. b) Contagem. c) Medida. d) Posição ou ordem. |
07 | a) 9. b) 10, 99 c) 100, 999. d) 1000, 9999 |
08 | pessoal |
09 | 13,a) 13. b)57. c)144. d)838. |
10 | a) 235. b) 5314. c) 7363. d)867423. |